© 2017 por Ivan J. Martins

October 23, 2019

Please reload

Posts Recentes

Porque nunca temos tempo para fazer as tarefas realmente importantes

February 4, 2018

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

Estamos com o MODO GASTAR ativado ou com o MODO PROSPERIDADE ativado?

February 14, 2019

 

Se alguém nos perguntar se queremos prosperar, crescer, vencer na vida, atingir nossas metas, quem ousaria em dizer que não? Talvez alguns sim, porém a grande maioria sem necessidade de muitas pesquisas dirá SIM, EU QUERO!

 

Primeiro gostaria de lançar algumas situações para reflexão, para primeiro de tudo, identificarmos se estamos no MODO PROSPERIDADE ou no MODO CONSUMO (ou para ser mais claro ainda, no modo gastar tudo e mais um pouco).

 

1) Quando ganhamos um aumento ou algum dinheiro extra, o primeiro pensamento que vem a mente é:

        a) Agora posso comprar o item A, ou dar entrada no item B, ou fazer aquela viagem que a tempo estou esperando para fazer, ou comprar X, Y ou Z

        OU

       b) Onde e como posso investir esse dinheiro para ter o melhor retorno?

 

2) Quando vemos uma promoção incrível em alguma loja de algo que não estávamos buscando comprar, qual a nossa reação:

       a) É chance de comprar com XX % de desconto!!!

        OU

       b) Seguimos em frente pois mesmo sendo uma boa promoção, não estou precisando disto no momento.

 

3) Quando sobra algum tempo durante o dia, ou no final de semana, quais opções vem em primeiro lugar:

       a) Ver um filme, dormir, navegar em redes sociais, ir tomar cerveja com os amigos, simplesmente não fazer nada, etc

       OU

       b) Buscar conhecimento, ler, ouvir podcasts, ver vídeos, navegar na internet em busca de informação, buscar amigos ou mentores para conversar, tirar dúvidas, etc

 

4) Quando uma semana, mês ou ano está terminando, que tipo de comentário você faz para si mesmo ou para os demais ao seu redor:

       a) Nossa, como passou rápido, não rendi nada.

           Nossa, o tempo passa rápido demais e nem percebemos.

           Meu Deus, não consegui fazer nem metade de tudo o que eu queria.

       OU

       b) Incrível, todas as metas que eu estabeleci, projetei e escrevi para esse período (semana, mês ou ano) alcancei ou pelo menos as mais importantes.

 

 

Bom, a lista de questionamentos poderia ser bem mais extensa, mas talvez você tenha percebido que nestes questionamentos toquei em alguns pontos de extrema importância para entrarmos no MODO PROSPERIDADE e de fato sermos quem dirige nossas vidas e não sermos empurrados/jogados de um lado para outro, são eles:

 

1) Poupar: Ter disciplina para poupar. Além de buscar aumentar nossa receita, temos que sempre que possível cortar nossos custos (ou evitar novos)

 

2) Organização: Precisamos ao máximo organizar nosso tempo e sermos nós quem decidamos onde aplica-lo, e não deixar que pessoas, redes sociais, programas de lazer que não trazem benefícios tomar todo ele.

 

3) Metas: Precisamos saber onde queremos chegar, investir tempo pensando nisto, e escrever nossas temas, e principalmente, monitorar e revisá-las (diário, semanal, mensal e anual).

 

4) Investir: Temos que nos educar financeiramente constantemente, sempre buscando oportunidades para fazer o nosso dinheiro trabalhar por nós (juros compostos), através de investimentos melhores do que deixar o dinheiro da poupança, ou em produtos que os bancos oferecem que não só gastam o nosso dinheiro (CDBs, seguros de vida, etc). Sobre este tópico farei um novo artigo somente tratando disto (dicas de investimentos, tesouro direto, livros, etc)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga